quarta-feira, 20 de maio de 2009

Treino ou Aula

TREINO OU AULA


Waldemar Guimarães



12/08/2008


O esforço para mantermos um padrão de comunicação advém dos primórdios do homem a mais de 100.000 anos atrás. Talvez a linguagem tenha sido o fator definitivo para nos diferenciarmos de outros hominídeos, somos capazes de combinarmos palavras para formarmos frases e obtermos com isto um determinado sentido. Somente o cérebro humano é capaz de captar informações desta forma, ou seja, a gramática seria o grande diferencial humano!
Chimpanzés podem aprender até 900 palavras em certos casos mas não podem fazer frases, por outro lado os homens de bem usam palavras e frases para construir uma civilização melhor para si próprios e para os nossos semelhantes mas outros insistem em combinar palavras para subjugar e lograr o semelhante ou se fazerem passar por pessoas muito importantes e sábias sempre em benefício próprio ou para camuflar suas próprias fraquezas. Neste contesto muitos profissionais das atividades físicas gostam de salientar que o que ministram em academias e até em clubes desportivos são aulas, incluindo a “aulas de musculação”. Esta terminologia é conveniente para aqueles que gostam de sutilmente salientar que “eles” é quem ministra a aula e os alunos os que fazem a aula , ou seja, o professor se coloca na posição do que tudo sabe e o aluno do que nada sabe. Esperto para quem necessita de se auto-afirmar não?

É bom salientar que um grande número de profissionais usam esta nomenclatura ( aula ) mas não possuem nenhum caráter deletério, apenas nunca pensaram nisto e são pessoas competentes e muito honestas.
Os amantes das aulas talvez se esqueçam que isto pode ser visto por outro lado: Aula é uma aula qualquer e treino não, este precisa ser planejado, periodizado e aplicado com precisão. Além do que, alguém já viu algum atleta ir para a quadra ou campo para ter aula de basquete, futebol ou vôlei ? Eles, normalmente, vão para quadra treinar não é mesmo? Ou algum treinador já imaginou que irá dar aula de futebol para o Romário?
Será que algum dia já ministrei aulas de musculação para o Dorian Yates ? Que pretensão. É lógico que alguns argumentarão que enquanto um iniciante estiver aprendendo as técnicas de execução dos exercícios, princípios de treino e outros estará tendo aulas. Mas até quando estas serão aulas? Será que até as vésperas da estréia no primeiro Mister Olímpia, a partir da quinta seção de treino ou dos 50 cm de braço? Desta forma preferimos, só para uniformizar e simplificar, ministrar treinos desde o primeiro dia do indivíduo na academia.

Dê qualquer forma, na verdade isto é quase como discutir o sexo dos anjos, seja treinando ou fazendo a aulinha que o faça com seriedade e concentração e nunca se subestime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário